Shéridan e Zé Cathedral ladeados pelos membros do grupo que comandam candidatura à Prefeitura de Boa Vista (Foto: Divulgação)

O escândalo da cueca, quando um dos cabeças que comandam (ou comandavam) a deputada Shéridan de Oliveira (PSDB) como candidata à Prefeitura de Boa Vista foi flagrado pela Polícia Federal com dinheiro escondido em suas partes íntimas, provocou novos questionamentos a respeito desse grupo que se formou e se apossou do governador Antonio Denarium (sem partido).

O senador Chico Rodrigues (DEM), o Vovô Chico, como batizou Shéridan, já é considerado carta fora do baralho. Até ele próprio sabe disso, a ponto de não ter coragem de encarar um voo comercial a partir de Boa Vista. Ele preferiu ir de carro pela BR-174 até Manaus (AM) e de lá pegou um voo para o Nordeste, de onde embarcou para Brasília. Tudo isso para não encarar o povo. Shéridan apagou todas as suas fotos em que ela aparecia ao lado de Vovô Chico.

Quem ainda se atreve a aparecer em público desse grupo é Zé Cathedral, filho do deputado federal Haroldo Cathedral (ambos do PSD). Mas ele é um pobre rapaz rico. Zé até que tenta ser “normal” e, neste domingo, foi caminhar na Feira do Garimpeiro, que se forma no centro comercial da Avenida Ataíde Teive, entre os bairros Asa Branca e Tancredo Neves.

Mas Zé Cathedral não tem a arte de fingir. Vivendo no palácio familiar desde o berço,  não consegue disfarçar a cara de nojo que ele tem do povo. Ele não sabe fazer que nem a Shéridan na arte do fingimento, quando a cada campanha eleitoral ela anda de ônibus, passeia de bicicleta, pega a baladeira do garoto para mentir, cheira e abraça velhos e criança, come manga com sal e até posa para foto em um orelhão (telefone público já extinto).

A cara de cachorro que caiu da mudança de Zé Cathedral foi logo percebida por quem estava na Feira do Garimpeiro, neste domingo. Ele não gosta de fingir, não gosta de povo nem de Roraima. Tanto é assim que o casamento dele foi na Europa, em grande estilo, onde apenas ricos foram convidados.

Benefícios governamentais em família

Foto do casamento de Zé Cathedral na Europa, evento que reuniu somente os ricos de Roraima

Zé Cathedral não é um menino prodígio, como ele mesmo alardeou quando achava que poderia sair candidato a prefeito. Ele é tão somente um rapaz que se aproveita do que o pai construiu ao longo de sua vida e, mais recentemente, na carreira política que Roraima proporciona a qualquer forasteiro.

O deputado federal Haroldo da Cathedral, pai de Zé, para início de conversa, foi doador da campanha de Shéridan quando era candidata a deputada federal. Ao se eleger, Shéridan encheu a família Cathedral de benefícios. Afinal, em política partidária, quem ajuda quer ser retribuído.

Não foi à toa que Shéridan escolheu o filho parlamentar como seu vice na chapa na disputa pela Prefeitura de Boa Vista. Ante disso, quando era casado com o então governador Anchieta Júnior, já falecido, Shéridan ajudou Haroldo a conseguir parcerias para suas empresas. Essa troca de favores nasceu antes das eleições de 2014.

Naquela época, Haroldo, por meio de uma de suas empresas, a Faculdade Cathedral, doou R$ 212 mil para a campanha da então candidata à Câmara Federal. Mas dois anos antes, em 2012, a Cervejaria Boa Vista Indústria e Comércio de Bebias Eireli, de propriedade de Zé Haroldo, filho do deputado federal, já vinha sendo privilegiado no governo do então marido de Shéridan.

Naquele ano, ele foi beneficiado por uma resolução assinada pelo então secretário estadual de Planejamento, Sérgio Pillon Guerra, que também era presidente substituto do Conselho Diretor do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado de Roraima (Funderr) no governo Anchieta. O documento concedeu à empresa de Zé um lote de 5.000 metros quadrados no Distrito Industrial.

Mas Zé Haroldo nunca foi sequer um bom administrador. A cervejaria dele foi protestada em 2017 pelo Bradesco. A dívida consta na edição de 6 de janeiro, no Diário do Poder Judiciário (DPJ) do Estado de Roraima. Nunca conseguiu caminhar com as próprias pernas, mas assim mesmo pensou em ser prefeito de Boa Vista e, no entanto, se contentou a ser vice quando percebeu que ele não era esse prodígio todo.

O pai dele, o deputado federal Haroldo Cathedral, também sempre se beneficiou das parcerias do governo do marido de Shéridan. As instituições de ensino pertencentes à família dele se beneficiaram com a assinatura de convênios com diversos órgãos públicos e com dirigentes vinculados politicamente à Shéridan, como a Defensoria Pública.

Com a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), a Faculdade Cathedral assinou, em fevereiro de 2019, um termo de convênio para concessão de descontos nas mensalidades para os defensores públicos, servidores e seus dependentes. A parceria tinha prazo de vigência de um ano, mas foi prorrogada por mais um ano, em fevereiro de 2020.

A DPE tem parceria também com o Instituto Sion, também de propriedade de Haroldo Cathedral. Em fevereiro de 2019, as instituições assinaram acordo de cooperação para concessão de descontos nas mensalidades escolares do Ensino Fundamental e Médio aos defensores públicos, servidores e seus dependentes. O documento foi renovado em fevereiro deste ano e tem validade de 12 meses.

Com tanta ajuda assim, é fácil abrir mão de parte das receitas de suas empresas para atrair parceiros, bem como fazer doações em dinheiro para campanhas eleitorais em troca de apoio político e até doar seu salário como deputado federal para instituições de caridade de Roraima.

Mas todo esse marketing e benesses não conseguem esconder a realidade. Em 2017, por exemplo, uma das suas empresas, Soluções em Tecnologia LTDA, foi acusada de aplicar golpes, cuja dívida foi protestada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A formalização da inadimplência foi publicada na edição de 26 de janeiro do Diário de Justiça do Estado de Roraima (DJRR).

Como se vê, nem quem se passa de bom moço no grupo de Shéridan escapa das artimanhas. Vovô Chico apenas ofusca o perfil dos demais, ao se tornar o maior símbolo de corrupção e chacota da política nacional.  Afinal, esconder R$32 mil na cueca não é para qualquer um. Assim como é difícil esconder o nojo pelo povo, como Zé Cathedral mostrou visivelmente ao desfilar ontem na Feira do Garimpeiro.

*Colunista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here