Malocão na T.I. São Marcos foi adaptado e serve como sala de aula para crianças e adolescentes - Foto: Jefferson Ferreira

Os indígenas que vivem em comunidades situadas na zona rural de Boa Vista, pedem que o próximo prefeito eleito olhe por demandas ligadas ao desenvolvimento dessas regiões.

Para ouvir essas demandas, os candidatos da coligação “Boa Vista Para Todos”‘, Ottaci Nascimento (Solidariedade) e Lenir Rodrigues (Cidadania), visitaram as comunidades indígenas da área rural de Boa Vista. Se eleitos, Ottaci e Lenir prometem dar atenção especial à saúde, à educação e às atividades produtivas dos povos tradicionais.

“Não se pode falar em desenvolvimento de Roraima sem inserir as comunidades indígenas nesse contexto. Vamos melhorar a saúde, a educação, a produção e fazer consultas públicas nas comunidades para efetivar as políticas públicas conforme suas necessidades”, enfatizou Ottaci.

Para garantir atendimento básico de saúde aos indígenas, Ottaci quer implantar o programa “Saúde Rural”, que prevê a construção de postos médicos com horário de funcionamento diferenciado e equipes preparadas para o atendimento domiciliar e ambulatorial.

“Vamos construir unidades de saúde e equipá-las com medicamentos e profissionais especializados. Elas vão funcionar em horário diferenciado para garantir que os moradores sejam atendidos sempre que precisarem”, ressaltou, ao observar que esse trabalho será em parceria com o Governo Federal.

Sobre educação, a candidata à vice-prefeita, Lenir Rodrigues, promete implantar um sistema de ensino focado na realidade das comunidades. As escolas indígenas vão ganhar infraestrutura adequada para receber alunos e professores.

“Vamos reformar as unidades que precisam de reparos, como a de Campo Alegre, que está bem precária. Outra medida importante será a criação de um assento para os indígenas no Conselho Municipal de Educação, para os representantes da educação indígena”, destacou Lenir.

Ottaci e Lenir ainda garantem que a Prefeitura vai incentivar a agricultura familiar, a criação de aves e suínos, turismo, esporte e lazer, emprego e renda, além da melhorias de infraestrutura e coleta de lixo nessas localidades.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here