O Brasil registrou 836,2 km² de desmatamento na Floresta Amazônica em outubro, indicam números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com a série histórica do sistema Deter, que monitora o bioma em tempo real, é o pior índice no período desde 2015, quando o mecanismo de alertas diários do Inpe passou a operar. Trata-se de um aumento de 50,6% em relação ao mesmo mês no ano passado, quando o monitoramento por satélites identificou 555,2 km² de áreas devastadas na mata.

O desmatamento no mês passado é o equivalente a quase três vezes o município de Belo Horizonte. Os piores números foram registrados no Pará (397,7 km²), seguido de Rondônia (134,5 km²), Mato Grosso (114,4 km²), Amazonas (88,7 km²), Acre (63 km²), Maranhão (19 km²) e Roraima (16,5 km²). Os números do Inpe levam em conta o balanço fechado de outubro disponível na plataforma Terra Brasilis, que compila os alertas de desmatamento do Deter.

A série histórica é revisada ao final do ano por outro sistema do instituto, o Prodes, que usa imagens de satélites com maior resolução. Historicamente, os números do Deter são mais conservadores, uma vez que suas imagens de menor resolução são utilizadas para orientar o Ibama e os governos federal e estaduais a combater ações criminosas no bioma.

O acumulado do desmatamento na Amazônia Legal de janeiro a outubro chega a 7.899 km², ainda segundo números do Deter.

Em um comunicado, o Greenpeace, ONG que se dedica à defesa da preservação ambiental, atribuiu a escalada no desmatamento da Amazônia à falta de uma política ambiental no Brasil e lembrou que o bioma registrou índices históricas de queimadas, que costumam suceder a temporada de derrubada da floresta.

“Não é só o desmatamento que está fora de controle. Em outubro, foram 17.326 focos de calor na Amazônia, 120% mais do que no ano passado. As queimadas e incêndios florestais e o desmatamento são a duas faces da mesma moeda: o que está acontecendo na floresta é o reflexo da falta de uma política ambiental no país”, sublinhou Rômulo Batista, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, por meio da nota divulgada à imprensa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here