Indígenas tem sofrido com a presença do vírus em seus territórios. Foto: Carlos Eduardo Ramirez

Dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) divulgados neste sábado (7) apontam que o novo coronavírus já infectou 3.461 indígenas em Roraima. Desses, 91 morreram por complicações da doença. No total, a entidade cita que há 133 povos dos nove estados da Amazônia lutando contra a Covid-19 até o momento.

Conforme a Coiab, os povos indígenas que perderam entes por conta do coronavírus em Roraima são:

Macuxi (19 mortes);
Taurepang (2);
Wai Wai (2);
Warao (2);
Yanomami (11) e;
Wapichana (6)

Ainda de acordo com o levantamento, 49 indígenas que morreram pela doença no estado não tiveram suas etnias identificadas.

Os números da Coiab foram atualizados pela última vez na última quinta-feira (5). O estado com mais povos atingidos é o Amazonas (36), seguido de Pará (25) e Mato Grosso (18). A organização também cita que há 651 casos suspeitos, 27.999 casos confirmados e 693 mortes na Amazônia por causa da Covid-19.

O levantamento da Coiab é feito com base em boletins informativos e notas de falecimento emitidas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, além de relatos de lideranças indígenas, profissionais da saúde indígena e organizações que fazem parte da rede da organização

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here