Setor agropecuário puxou aumento do PIB no estado em 2018 - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) de Roraima foi o que registrou o segundo maior crescimento em 2018, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma de todas as riquezas do Estado foi de R$13,3 bilhões, com crescimento em volume de 4,8%. Apenas o Amazonas teve crescimento maior, de 5,1%.

A participação do Estado no PIB nacional em 2018 foi de 0,2%, assim como nos três anos anteriores. Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (13), por meio do Sistema de Contas Regionais do IBGE, em parceria com órgãos estaduais.

ANÁLISE

Ainda de acordo com o IBGE, a agropecuária foi o grupo de atividade que apresentou a maior variação percentual na economia de Roraima em 2018, com crescimento de 16,1%, em relação ao ano anterior. O resultado foi influenciado, sobretudo, por Produção florestal, pesca e aquicultura, que, apesar da participação relativamente inferior que a agricultura e a pecuária, se destacou pela variação em volume de 134,6%, devido à coleta de castanha-do-pará.

O setor de Serviços cresceu 4,4% em 2018 e manteve-se como o grupo de atividades de maior participação, entre os três setores da economia de Roraima. A participação alta do setor explica-se, sobretudo, pelo peso da administração pública, que representou 46,1% do valor adicionado bruto de Roraima, em 2018.

A atividade cresceu 3,6% em volume, em relação ao ano anterior, o que se justifica pelo aumento da demanda por serviços públicos vinculada ao aumento populacional. “Houve um crescimento populacional importante, um movimento de recebimento de imigrantes, e isso acabou influenciando no consumo”, explica o diretor técnico do IBGE, Luiz Antonio de Sá.

Os resultados positivos em Roraima e Amazonas exemplificam o desempenho do Norte do país. A região foi a que mais cresceu em volume do PIB, 3,4%. Rondônia (3,2%) também está entre os cinco estados com maior crescimento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here