2ª edição do livro Cordel para o Ensino de Botânica será lançada às 18h desta sexta-feira (20), em canal do YouTube. Foto: Reprodução

Com desenhos exclusivos, a 2ª edição do livro Cordel para o Ensino de Botânica será lançada às 18h desta sexta-feira (20), em Boa Vista. O livro é de autoria do professor doutor Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira e do ilustrador William Cavalcante.

O lançamento será feito em transmissão ao vivo no canal do YouTube do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática (Nupecem), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). [Confira o link da transmissão].

O livro em formato digital ficará disponível para download gratuito, no site da UERR, logo após o lançamento.

O trabalho já teve uma primeira edição, mas agora os versos sobre botânica ganharam os desenhos do ilustrador William Cavalcante, que também é biólogo. Recortes publicados nas redes sociais do artista mostram desenhos de figo, sapucaia e romã.

Foto: Reprodução/Instagram/@willilogia

Ao Roraima 1, Rodrigo Oliveira falou da parceria com o ilustrador e a continuidade do trabalho de cordel. O pesquisador, cordelista e autor revelou que a produção veio no período de pandemia do novo coronavírus e a ideia surgiu das muitas lives ocorridas em isolamento.

“A novidade é basicamente os desenhos. Os desenhos ganharam sua própria importância dentro do livro e não tinha como não fazer do William também autor do livro”, Rodrigo Oliveira, que é professor na UERR.

De acordo com o autor, o livro contempla a todos que estejam interessados na botânica. “Desde a criança, que ainda está no infantil desenhando e pintando; fundamental que está lendo as rimas do cordel… O livro é um instrumento para reforçar o ensino”, destacou o cordelista.

Que todos percebam que a botânica faz parte do nosso cotidiano, disse o professor e cordelista Rodrigo Oliveira

O pesquisador, cordelista e autor do livro Cordel para o Ensino de Botânica revelou que novos trabalhos já estão sendo pensados. Ainda em julho deste ano, Rodrigo Oliveira lançou a segunda edição do cordel ‘Iluminando os caminhos da vida na Terra’.

Os autores
Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, em 1981. Desde a infância, teve contato com diversas manifestações culturais do Nordeste, dentre elas a Literatura de Cordel.

É professor de botânica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima, desde 2006. Em 2008, começou a escrever cordéis sobre lendas, mitos e belezas de Roraima. E desde 2011, desenvolve ferramentas para o ensino, popularização e divulgação da Ciência.

William Cavalcante, de 25 anos, é biólogo formado pela Universidade Federal de Roraima. O trabalho de ilustração começou ainda na ensino superior, com artes voltadas para trabalhos científicos, principalmente na área de entomologia e botânica.

Natural do estado do Pará, William Cavalcante já assina dezenas de trabalhos em Roraima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here