Roraima já soma 259.134 notificações da doença. Foto: Eduardo Valente

O Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba mostra que Roraima está em queda na transmissão de coronavírus e, consequentemente, na notificação de novos casos da Covid-19.

A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no estado é de 0,92. Isso significa que para cada 100 pessoas infectadas, o vírus seria transmitido para 92 outras pessoas e assim sucessivamente, diminuindo de forma exponencial.

Além de Roraima, a transmissão do vírus ainda em queda nos estados do Piauí (0,93), Maranhão (0,98) e Goiás (0,98). Todos os outros estados brasileiros têm Rt média entre 1 e 1,20, ou seja, também têm aumento no ritmo de contágio. A média móvel da taxa de transmissão no país registrada nesta segunda-feira foi de 1,17. A Rt simples foi de 1,13.

Nessa terça-feira, o Imperial College, de Londres, anunciou que a taxa de transmissão para esta semana no Brasil é a maior desde maio. O relatório mostra que o índice está em 1,30. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,45) ou menor (Rt de 0,86). A última vez que a taxa de transmissão no Brasil esteve tão alta foi na semana de 24 de maio, quando atingiu 1,31.

Depois de ficar abaixo de 1 por cinco semanas seguidas – entre o final de setembro e o final de outubro – , a taxa no Brasil voltou a ficar acima de 1 no início de novembro. Há duas semanas, o número ficou em 0,68, o menor valor desde abril – mas a data coincide com o apagão de dados que atrasou a atualização de casos e mortes por Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Como o Rt também considera esses dados, isso afeta as estimativas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here