Policiais encontraram ouro em um dos locais em que mandados foram cumpridos - Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (26) uma operação para desarticular um grupo suspeito de coordenar atividade de garimpo ilegal na Terra Indígena Ianomâmi.

Policiais Federais cumprem três mandados de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal.

As investigações tiveram início em 2018, após uma ação do exército abordar suspeitos que estariam levando pessoas, mantimentos e materiais diversos em um caminhão para áreas de garimpo às margens do rio Uraricoera.

O inquérito policial indica que dois suspeitos seriam responsáveis por operações de exploração de garimpo ilegal localizado na Terra Indígena Yanomami. Eles contariam com maquinário e balsas para a extração de ouro na região, recrutando e gerenciando garimpeiros e mergulhadores em suas atividades.

Além da própria exploração, também seriam responsáveis pela logística e envio de insumos e materiais para outros garimpeiros da região, como o de um terceiro suspeito, alvo da operação de hoje. Eles enviariam itens como combustíveis, alimentos e equipamentos, dos quais dependem as atividades mineradoras ilícitas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here