Crianças deverão ser vacinadas nas unidades de saúde - Foto: Ascom/Sesau

Roraima encerra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. O estado imunizou 28.328 crianças, entre um e quatro anos de idade, que representa 68,5%. O ideal estabelecido pela Pasta federal era de 95%.

Dos municípios, oito conseguiram bater a meta: Rorainópolis (101, 63%), São Luiz (100,23%), Bonfim (100,07%), Uiramutã (98,69%), São João da Baliza (98,20%), Cantá (98,11%), Iracema (97,86%) e Pacaraima (97,41%).

Entre as cidades que não conseguiram alcançar a meta, estão Boa Vista, que obteve apenas 52,81% de cobertura seguido de Alto Alegre com 64,41% e Caracaraí com 75%. Para a gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Alice Dantas, a baixa adesão foi justificada em razão da pandemia de coronavírus.

“Reforçamos ao máximo o contato com os municípios para garantir a melhor prestação dos serviços, mas como a pandemia ainda é uma realidade, muitos pais têm receio de ir até uma Unidade Básica de Saúde”, destacou a gerente do Núcleo.

VACINA DISPONÍVEL

As doses da vacina continuam disponíveis nas Unidades Básicas de saúde, em todos os municípios.

“Nesse sentido todos os responsáveis podem se dirigir até a Unidade com a caderneta de vacinação dos pequenos para que uma profissional verifique quais as vacinas precisam ser atualizadas. É importante reforçar que todos os profissionais de saúde respeitam os protocolos de saúde e realizam um atendimento rápido, com qualidade e de forma segura”, reforçou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here