Livro Uma Viagem Divertida com Realidade Aumentada está disponível para download gratuito. Foto: Reprodução

Em cada página há uma surpresa diferente. Assim é o livro “Uma Viagem Divertida com Realidade Aumentada”, produzida por pesquisadores de Roraima e do Espírito Santo. A obra com distribuição e download gratuitos fala de ciência de um jeito fácil e divertido.

Em entrevista ao portal de notícias Roraima 1, uma das autoras da obra, a professora doutora Glória Maria de Farias Viégas, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), contou sobre a produção lançada no último mês de novembro.

A professora, que é coordenadora do Programa Grupo de Estudos em Microscopia (GEM), explicou que o livro foi preparado para despertar nas crianças e nos jovens, não apenas o gosto pela leitura, mas a curiosidade para temas que fazem parte do dia a dia.

“O livro em realidade aumentada é um produto caro, feito por várias mãos, com uso de aplicativo de realidade aumentada, disponível gratuitamente na Google play, todo preparado para a população mais carente que muitas vezes não tem acesso a um material diferenciado como este”, destacou a pesquisadora.

O trabalho, que é fruto de uma parceria do Ifes/Vila Velha com as universidades federais do Espírito Santo, de Roraima, e com a Universidade Estadual de Roraima, divulga paisagens, diversidades, curiosidades e a produção cultural dos dois estados.

Ainda neste ano, a mesma parceria, que conta com a co-produção da professora doutora Ivanise Rizzati, lançou o livro ‘Os pequenos perguntam’.

Para ter acesso ao conteúdo de Uma Viagem Divertida, o leitor deve baixar um aplicativo, disponível apenas para o sistema Android, e posicionar nas imagens. A reportagem testou a tecnologia e conferiu o resultado surpreendente da obra. [Confira no vídeo abaixo a apresentação da obra].

“É uma forma divertida de apresentar duas regiões do território brasileiro, tão distintas”, complementou Glória, acrescentando que o livro também valoriza a cultura e o saber indígena das regiões Norte e Sudeste do Brasil.

O livro é para distribuição gratuita nas escolas públicas de Roraima e Espírito Santo, com foco no ensino fundamental, mas também está disponível na forma de e-book, no site do GE. Clique aqui para download gratuito.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here