Foto: divulgação/ PRF

O número de mortes nas rodovias de Roraima caiu 29% em 2020 em relação a 2019. Os dados foram divulgados em balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (7). Entretanto, a corporação registrou 244 acidente praticamente o mesmo se comparado ao ano anterior.

As causas mais comuns de acidentes foram a falta de atenção à condução, ingestão de bebida alcoólica, desobediência às normas de trânsito e não guardar a distância de segurança, ocorrendo principalmente nos sábados, domingos e segundas-feiras. Os horários mais comuns são entre 5 e 6 horas e também entre 18 e 19 horas. Assim, é importante que os condutores fiquem ainda mais atentos nesses dias e horários de maior incidência de acidentes.

Verificou-se que em 56 acidentes provocados por colisões traseiras, ocorreu um óbito, enquanto em 18 colisões frontais, o número de mortes passou para 11. Isso demonstra a necessidade de que os condutores obedeçam às normas de trânsito, não efetuem manobras arriscadas e não pratiquem condutas perigosas que possam ocasionar esses tipos de acidentes.

Criminalidade

No enfrentamento à criminalidade, 155 veículos foram recuperados pela PRF, em razão de fraudes, como adulteração, ou com registro de roubo ou furto. As apreensões também alcançaram números expressivos no estado: US$ 92,6 mil e R$ 369,3 mil reais em espécie, 2.504 caixas de medicamentos contrabandeadas, 91 armas e 862 munições. Além disso, 788 pessoas foram detidas, por crimes diversos como contrabando/descaminho, embriaguez, mandado de prisão em aberto, além de crimes ambientais e tráfico de drogas e armas.

Os agentes apreenderam também  126 mil litros de combustível, além de ouro, veículos, helicóptero, embarcações, motores de popa, dinheiro em espécie e diversos equipamentos e mantimentos.

Fiscalização e Infrações

Foram realizados um total de 126.694 procedimentos de fiscalizações a veículos e 124.224 a pessoas. Diversas infrações foram registradas, como ultrapassagens proibidas (761), não uso do cinto de segurança (397), crianças viajando sem cadeirinha (346). Ainda 376 motoristas foram flagrados conduzindo sob efeito de álcool.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here