Alunos fazendo coleta no igarapé Cocal, Serra do Tepequém. Na imagem: Emely Menezes, Rafaela Cristina e Maria Almeida. Foto: Arquivo pessoal

Dez novas espécies de insetos foram identificadas, por pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR), nos últimos sete anos no estado. As descobertas fazem parte de pesquisas do Laboratório de Entomologia, do Centro de Estudos da Biodiversidade.

O levantamento, solicitado pela reportagem do Roraima 1 ao professor doutor Rafael Boldrini, mostra que todas as espécies descritas pelas cientistas são encontradas, até o momento, apenas em Roraima. Três foram localizadas na Serra do Tepequém, no município de Amajari.

Em entrevista ao site de notícias, Rafael Boldrini contou que as coletas para as pesquisas foram feitas em 12 dos 15 municípios do estado. O pesquisador acrescentou que o estudo serve não apenas para conhecer a biodiversidade da região mas para prever futuros impactos.

Insetos coletados no Parque Nacional Monte Roraima. Foto: Arquivo pessoal

“Nós estudamos as espécies para saber onde elas ocorrem. Por exemplo: tem um estudo para a construção da hidrelétrica do Bem Querer. E se essa espécie ocorrer somente naquela região? A hidrelétrica vai extinguir a espécie? Então, por isso, temos que conhecer nossa biodiversidade e saber onde elas ocorrem para prever futuros impactos”, explicou.

O pesquisador explicou que as coletas para identificação das espécies são feitas com auxílio de redes entomológicas aquáticas, conhecidas também como Rede D.

“Os adultos são coletados com a técnica de lençol iluminado [os insetos ficam expostos em um lençol] ou com uma armadilha chamada de Pensilvânia [os insetos são atraídos pela luz e caem em um frasco coletor]. O material é fixado em álcool 80% e levado ao laboratório para identificação. No laboratório utilizamos lupas e microscópios para identificação das espécies”, disse Boldrini.

Das novas espécies descobertas, o pesquisador citou quatro:

• Macrelmis rodrigoi: rodrigoi em homenagem a um ex-aluno que faleceu de câncer. A espécie foi encontrada na Serra do Tepequém, município de Amajari.
  • Lumahyphes cocal: cocal pois foi localizado no Igarapé Cocal, na subida da Serra do Tepequém;
  • Camelobaetidius tepequensis: tepequensis vem do local onde a espécie foi encontrada, na Serra do Tepequém, no Igarapé do Barata;
  • Rondophlebia rubra, gênero novo, Rondophlebia. O epíteto específico rubra vem da cor avermelhada do inseto. O nome é em homenagem ao Marechal Cândido Mariano Ron­don, pois a espécie foi coletada no 3° Batalhão Especial de Fronteira em Pacaraima.

O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Entomologia gerou a publicação de 29 artigos científicos. Participam das pesquisas professores e alunos da UFRR.

O professor Rafael Boldrini também participou de um estudo que descobriu duas novas espécies de insetos no estado de Rondônia: Apobaetis biancae Apobaetis jacobusi.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here