Foto: Ascom/Sesau

Começou a funcionar na tarde desta quinta-feira (14) a barreira sanitária no posto de fiscalização estadual em Jundiá (município de Rorainópolis, na divisa com o Amazonas).o trabalho é uma parceria da Sesau, da Defesa Civil do Estado, e dos Bombeiros.

“Não se trata de barreira restritiva e sim de um trabalho de orientação das pessoas que estiverem vindo provenientes do Estado do Amazonas, ou seja, o Corpo de Bombeiros fará o monitoramento e os agentes de saúde da Sesau realizarão os testes rápidos, caso haja a necessidade após a triagem, e aferição de temperatura”, explicou a diretora do DVS, Mayara Bianca Pimentel.

A diretora enfatizou que não será realizado teste rápido em todas as pessoas, mas, nem encaminhamento médico, somente para quem realmente apresentar os sintomas da doença.

O posto de fiscalização estadual do Jundiá conta com o apoio do CBMRR e dos agentes da Defesa Civil no monitoramento e identificação dos casos suspeitos da doença, por meio de entrevista para o conhecimento do quadro de saúde e aferimento de temperatura, seguido de testes rápido em caso de suspeita de Covid-19.

Nos casos em que for identificado algum sinal de alerta – como febre, tosse seca e cansaço – a orientação da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) é que a pessoa seja encaminhada para o Hospital Regional Ottomar de Souza Pinto, no município de Rorainópolis, para realizar a triagem e receber a orientação médica necessária.

Aeroporto Eduardo Gomes

A previsão é que o posto de controle do Aeroporto Internacional de Boa Vista seja reativado nesta sexta-feira (15) onde as equipes atuarão com a mesma dinâmica, sendo que a pessoa poderá ser encaminhada para triagem no HGR, onde há uma equipe atuando de 11h às 14h, ou para o Lacen, conforme a necessidade do caso.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here