Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A indígena Macuxi Iolanda Pereira da Silva, que é pajé em uma comunidade na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Uiramutã, ao Norte de Roraima, foi a primeira roraimense a ser vacinada contra o coronavírus, em uma solenidade realizada nesta terça-feira (19) no Palácio Senador Hélio Campos.

Iolanda já trabalhou com agente de saúde na comunidade entre 1993 e 2017, e de 2018 e 2019, coordenou o setor de medicina tradicional do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (DSEI-L).

“Eu trabalho com a medicina tradicional indígena, faço remédios, e por mais que façamos isso e conseguimos ajudar nossos parentes [outros indígenas], este é um momento em que posso representá-los e ser exemplo para que todos não resistam e aceitem porque é uma coisa que o mundo estava esperando”, afirmou a indígena.

Além da indígena, foram vacinados a técnica em enfermagem Gilda Aparecida de Oliveira, de 54 anos, e o idoso José Ribeiro, de 80 anos. Gilda atuou por dez meses na linha de frente no combate à doença e trabalha na área da Saúde desde 2004. Já José  vive no abrigo Viva Melhor Idade e foi escolhido pela diretora do local para ser o primeiro imunizado do abrigo.

VACINAÇÃO

A vacinação feita hoje inicia a primeira fase da campanha para a imunização da população de Roraima contra a Covid-19. Na primeira fase, serão vacinados os profissionais de saúde, idosos que vivem em abrigos e indígenas, todos em duas doses. como determina a Coronavac, vacina usada para a imunização.

Como 87,7 mil doses chegaram ao estado na madrugada desta terça-feira (19), a expectativa é que 43,8 mil sejam imunizados. A segunda dose deverá ser aplicada entre 14 e 28 dias após a primera aplicação.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcelo Lopes, cerca de 14,3 mil servidores serão imunizados, entre profissiionais a nível federal, estadual e municipal. Todos os municípios receberão as doses, mas não foram informados quantas serão distribuídas para cada um deles.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here