Foto: Eides Antonelli

O Governo de Roraima iniciou nesta quarta-feira (20) a distribuição de 3.566 doses da Coronavac aos municípios do interior do estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), as doses foram entregues de forma simultânea em todas as cidades.

Ainda segundo a pasta, foram distribuídas doses em Amajari (355), Alto Alegre (294), Bonfim (207), Cantá (217), Caracaraí (326), Caroebe (184), Iracema (208), Mucajaí (310), Normandia (174), Pacaraima (270), São João da Baliza (164), São Luís (104), Uiamutã (156) e Rorainópolis (597).

Na primeira etapa, está prevista a aplicação da primeira e segunda doses, para todos os profissionais de saúde de Roraima, bem como pessoas com 60 ou mais institucionalizadas, aquelas que vivem em instituições de lar de longa permanência e população indígena aldeada.

“O transporte será feito pelos nossos carros da vigilância, acompanhado de técnico responsável pra acompanhar toda parte técnica, como a temperatura e garantir que esses imunobiológicos cheguem lá com qualidade e de acordo com as normativas de segurança, nós temos um motorista e também estaremos acompanhados pela segurança pela Polícia Militar e Polícia Civil, então cada rota que nós fizermos está sendo acompanhada pela segurança do nosso Estado”, esclareceu.

“O Núcleo Estadual será responsável pela coordenação, recebimento, armazenamento, expedição e distribuição dos insumos. A dinâmica de como será executado o trabalho de vacina ficará sob a coordenação de cada município”, afirma a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.

“A logística foi montada para que ela acontecesse de uma vez só, e em menos de 24 horas todos os municípios estejam abastecidos com as vacinas e preparados para iniciar a vacinação seguindo o cronograma”, complementou Alice Dantas, gerente do NEPNI.

INÍCIO

Nesta segunda-feira, foi realizada a distribuição para o município de Boa Vista e  Distritos Leste e Yanomami. A capital recebeu 10.694 doses da vacina, o Distrito Yanomami recebeu 13.881 e o Distrito Leste recebeu 28.390 doses.

“Roraima seguirá as recomendações do MS, com a vacinação destinada inicialmente aos grupos mais suscetíveis ao Coronavírus. Para a campanha nacional de vacinação contra a COVID-19, o registro da movimentação das vacinas recebidas e das doses aplicadas deverá ser feito no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização”, finalizou Valdirene

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here