Foto: Eduardo Andrade / Secom PMBV

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, anunciou nesta sexta-feira (22) o cancelamento do Carnaval 2021. A medida foi tomada como forma de precaução para evitar o aumento considerável dos casos de covid-19 na capital, em decorrência da situação de calamidade pública em Manaus, no Amazonas, que sofre as consequências da superlotação dos hospitais.

Em Roraima, a taxa de ocupação de leitos no Hospital Geral de Roraima (HGR) permanece em 100% por vários dias seguidos. De acordo com o prefeito, não há condições epidemiológicas de uma festa nestas proporções em plena pandemia.

“Esta é mais uma ação preventiva da prefeitura. Desde o início do ano, reforçamos as nossas equipes de fiscalização e orientação nas ruas da cidade. Estamos nos reunindo frequentemente com empresários e seguimentos da sociedade para pedir apoio e a conscientização da população, pois a responsabilidade é de todos”, explicou Arthur.

O Carnaval 2021 estava previsto para fevereiro, conforme o calendário de eventos de Boa Vista. A festa tradicional no Brasil costuma reunir um grande público, o que aumenta a possibilidade de transmissão do vírus. A medida vem sendo adotada por outros prefeitos de cidades do país.

De acordo com o Diário Oficial do Município, o feriado e os pontos facultativos relacionados ao carnaval (compreendidos entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, até às 14h) serão mantidos. Entretanto, a prefeitura recomenda que nesses dias sejam evitadas quaisquer atividades que resultem em aglomerações.

Além disso, a prefeitura recomenda que blocos independentes também não façam a festa, pois aglomerações ajudam na disseminação do vírus e contribuem para o aumento na ocupação dos leitos de UTI nos hospitais.

Novas medidas de prevenção e reforço na fiscalização do comércio

Esta semana, a prefeitura editou um novo decreto restringindo o horário de funcionamento e a quantidade de público em bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências e flutuantes. Esses estabelecimentos estão autorizados a funcionar somente até as 22h e com lotação máxima de 30% da capacidade total de público.

O decreto, que inclui outras medidas para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus na capital, terá validade de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

A fiscalização no comércio foi reforçada para coibir o descumprimento das medidas. Desde a semana passada, as equipes da prefeitura intensificaram as visitas e orientações a comerciantes da capital sobre a importância de adotar as medidas de prevenção. Mais de 150 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here