Dormitório que servia aos pequenos agricultores, na Feira do Produtor, se transformou em abrigo para venezuelanos

Para saber como o Governo do Estado trata os pequenos agricultores basta fazer uma visita à Feira do Produtor, localizada no bairro São Vicente. Está lá o retrato fiel do que passam esses trabalhadores essenciais por colocar comida na mesa das famílias roraimenses.

A estrutura da feira é uma penúria, a começar pelas vias de acesso, tomadas pela buraqueira. Em um dos portões principais, as crateras são suficientes para quebrar um carro de passeio ou provocar sérios acidentes em quem anda de bicicleta ou moto. Quando chove, as imensas poças de água se tornam uma armadilha.

Buraqueira é o “cartão de visita” para quem frequenta a Feira do Produtor

Mas isso não é o pior. O agricultor rural não tem mais vez por lá. Há muitos anos, o produtor deixou de vender seus produtos diretamente para os consumidores, cujos donos das bancas e quiosques passaram a ser atravessadores, com raríssimas exceções.

Mas isso não é de hoje, pois os agricultores, que já não tinham tempo nem interesse em vir para cidade todo fim de semana, perderam qualquer possibilidade quando o governo deixou de ceder o transporte, chamado historicamente de “caminhão da feira”. Mas isso é outra situação.

Sem espaço, sem incentivo e sem qualquer respeito, a Feira do Produtor, que já havia se tornado em “feira do atravessador”, por último está se transformando em abrigos para venezuelanos. Isso mesmo: o dormitório que antes serviam aos agricultores que vinham para a cidade agora se transformou em moradia para venezuelanos.

Sem pequenos agricultores como clientes, restaurantes fecharam as portas

Os restaurantes, que funcionavam no mesmo pavilhão do dormitório, que se transformou em abrigo, acabaram fechando as portas obviamente por falta de clientes, pois os produtores rurais que por lá ficavam foram praticamente expulsos de lá.

Se esses agricultores quiserem um local para ficar em Boa Vista, quando vierem vender seus produtos, com certeza não será na Feira do Produtor. O governo foi lá, recentemente, apenas para arrochar os vendedores, para que retirassem as lonas que serviam de cobertura, mesmo o governo sequer cuidando de sua obrigação na estrutura e organização da feira.

Com a Feira do Produtor servindo aos atravessadores, ambulantes, camelôs e funcionando como abrigo para estrangeiros, o prejuízo vai também para os consumidores, que estão pagando mais caro pelos produtos lá vendidos e, também, pela desorganização da feira, que gera estresse pela estrutura precária, desorganizada.

Essa desassistência ao pequeno produtor também não é uma novidade nesta atual administração, que foi eleita sob a bandeira do agronegócio, abertamente anunciando prioridade aos grandes produtores. E quem quiser ter uma certeza disso, pessoalmente, basta dar uma volta à Feira do Produtor (que já pode ser chamada de Feira dos Imigrantes).

*Colunista

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here