Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Foto: Lucas Almeida

Em votação secreta, o Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima elegeu, na tarde desta sexta-feira (29), os parlamentares que comporão a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022. A chapa única na disputa foi eleita por unanimidade, com 19 votos favoráveis. O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) foi escolhido como presidente da Mesa e comandará os trabalhos do Legislativo estadual nos próximos dois anos.

A nova gestão é formada ainda pelos deputados Marcelo Cabral (MDB) como vice-presidente; Renato Silva (Republicanos) como segundo-presidente; Éder Lourinho (PTC) como terceiro-vice-presidente; Jeferson Alves (PTB) como primeiro-secretário; Aurelina Medeiros (Pode), segunda-secretária; Tayla Peres (PRTB), terceira-secretária; Gabriel Picanço (Republicanos), quarto-secretário e Nilton Sindpol (Patri), como corregedor.

Também compareceram à sessão os deputados Coronel Chagas (PRTB), Evangelista Siqueira (PT), Renan Filho (Republicanos), Odilon Filho (Patri), Angela Águida Portella (PP), Chico Mozart (Cidadania), Neto Loureiro (PMB), Janio Xingu (PSB), Catarina Guerra (SD) e Betânia Almeida (PV).

Após a votação, a Mesa Diretora iniciou os trabalhos, momento em que o governador do Estado Antonio Denarium (sem partido) compareceu ao plenário. O chefe do Executivo parabenizou o novo chefe do Legislativo, e agradeceu por ele ter aceitado o convite do governo para compor a base como secretário-chefe da Casa Civil, função que Sampaio desempenhou até a última segunda-feira (25). “O Legislativo é de fundamental importância para que as ações do Governo possam ser realizadas, sempre pensando no benefício do nosso povo”, disse o governador.

A sessão preparatória foi presidida pela deputada Aurelina Medeiros (Podemos), secretariada pelos deputados Coronel Chagas e Evangelista Siqueira. Ela explicou que na ausência do último presidente eleito, conforme o regimento interno, a sessão é comandada pelo parlamentar mais velho.

Ao final da primeira sessão, o novo presidente convocou uma sessão extraordinária remota para este sábado (30), às 10h, para deliberar sobre um requerimento assinado por 15 deputados para tratar sobre a resolução 01/2019, que tratava sobre a recondução da Mesa Diretora anterior.

Harmonia

Em discurso proferido após a eleição da Mesa Diretora, o presidente da Casa, Soldado Sampaio, agradeceu pelo apoio dos demais deputados e afirmou que vai trabalhar em harmonia com os demais Poderes, e ampliar debates na Casa sobre educação, segurança, saúde, agricultura e desenvolvimento do Estado.

“Estou no terceiro mandato, gozo de experiência, e junto com vocês faremos uma gestão transparente e voltada a receber e debater as causas do povo roraimense”, disse Sampaio, reforçando a parceria entre o Legislativo e o Executivo, contudo, respeitando a independência de cada Poder.

Ele enfatizou o trabalho harmonioso com os demais Poderes, em especial o Executivo, segundo ele, sempre respeitando a democracia. “O Executivo tem que construir maioria nesta Casa, acredito que ele terá a maioria e vai prevalecer, mas claro, defendendo a independência e a harmonia”, complementou Soldado Sampaio.

Perfil

Francisco dos Santos Sampaio, conhecido politicamente como Soldado Sampaio, tem 45 anos e é natural de Pedreiras, Maranhão. É policial militar e formado em Ciências Contábeis. Em 2019 foi eleito com 4.678 votos e está no terceiro mandato consecutivo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here