© iStock

O Stilingue, plataforma de Inteligência Artificial para monitoramento da internet e interação no universo web, rankeou as menções ao consumo de bebidas durante a quarentena e o vinho está entre os preferidos dos brasileiros. De março a dezembro de 2020, a empresa monitorou mais de 2,5 milhões de publicações e, dentre os alcoólicos, a bebida aparece atrás apenas da cerveja.

O levantamento do Stilingue revelou ainda que uma das mensagens mais relacionadas às bebidas diz respeito a preocupações dos efeitos na saúde, corpo e pele.

O Nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta, falou sobre a ingestão dessa bebida, os cuidados necessários e até seus benefícios.

Para o corpo e a mente
De acordo com Motta, o consumo moderado de vinho pode ser benéfico para o corpo e ajuda na manutenção da saúde mental.

Ele explica que um dos principais motivos é a presença de um forte antioxidante em sua composição, o resveratrol, presente nas cascas e sementes de qualquer uva. Mas alerta: a recomendação diária é de uma ou duas taças de vinho (cerca de 125 ml) por dia – independentemente se tinto ou branco.

“Quando em uma dieta balanceada e saudável, o consumo moderado e consciente do vinho pode trazer alguns benefícios já que é uma bebida rica em polifenóis – como alguns estudos vêm demonstrando os resultados positivos contra doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. Porém, o consumo excessivo desta bebida pode ser associado às mesmas doenças já mencionadas. Por isso, a bebida não precisa ser excluída, mas seu consumo precisa ser moderado.”

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here