Foto: Reprodução/Twitter

O governo venezuelano informou nessa segunda-feira (15) que enviou outros dois caminhões carregados de oxigênio ao Brasil para continuar ajudando o país vizinho a mitigar a crise sanitária causada pela COVID-19 nos estados de Roraima e Amazonas.

“Da fronteira com o Brasil, nosso governador (do estado da fronteira com Bolívar) Justo Noguera Pietri entrega às autoridades brasileiras outros dois caminhões-tanque com oxigênio destinados a enfrentar a crise sanitária causada pelo covid-19 nos estados de Roraima e Amazonas”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do país vizinho, Jorge Arreaza, no Twitter .

Arreaza acompanhou a mensagem com um vídeo em que caminhões são vistos passando pela fronteira, em Pacaraima, ao Norte de Roraima. No entanto, não detalhou quantos cilindros havia nos caminhões. Em 14 de janeiro, o próprio ministro informou que a Venezuela doaria ao Brasil “o oxigênio necessário para atender à contingência de saúde” que causou o covid-19.

Maduro disse mais tarde que a doação consistia em 14 mil cilindros individuais, o equivalente a cerca de 136 mil litros de oxigênio. O regime venezuelano informou em pelo menos três outras ocasiões sobre o embarque de caminhões com oxigênio ao Brasil para mitigar a crise e o colapso da saúde que começou em janeiro passado. O oxigênio atravessou a fronteira e chegou a Manaus no dia 18 de janeiro.

Em nota, a Sesau informou que se trata de uma operação comercial realizada pela empresa Carboxi, que fornece oxigênio para Roraima e para o Amazonas. “O produto foi importado do País vizinho pela empresa fornecedora e, nesta terça-feira, 16, é a segunda vez que chegam a Roraima carretas de oxigênio comprado da Venezuela”, destacou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here