Foto: Gazeta

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (23) que monitora 204 casos de pacientes com variantes do coronavírus no país. Desses casos, sete foram encontrados em Roraima. Todos da variante observada no Amazonas.

Ainda de acordo com a pasta, até o dia 20 deste mês foram identificados 20 casos da variante identificada no Reino Unido e 184 casos da variante do Amazonas. Segundo o levantamento, 17 estados do país já registram casos de variantes do vírus.

O comunicado da pasta mostra ainda a distribuição das variantes pelo país. O número pode ser maior, uma vez que a pasta explica que pode haver casos ainda não notificados pelas secretarias.

A variante do Amazonas, encontrada em Roraima, já se espalhou por mais 16 estados: Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Rio Grande do Sul (9), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1).

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) já havia identificado três variantes do coronavírus circulando em Roraima. As mutações foram encontradas após análise de amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Já a cepa identificada no Reino Unido já está presente em quatro estados: São Paulo (11), Bahia (6), Goiás (2), Rio de Janeiro (1). De acordo com a Fiocruz, mais de 60 linhagens do vírus já foram encontradas no Brasil.

Durante o colapso de fornecimento de oxigênio no Amazonas, em janeiro, uma das principais preocupações de especialistas era a disseminação da nova cepa identificada no estado, uma vez que pacientes foram transferidos de lá para outras localidades do país.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here