Foto: Divulgação

O Roraima 1 teve a cobertura ambiental em artigo publicado nessa terça-feira (23) pelo Observatório da Imprensa, um dos maiores veículos de análise e crítica de mídia do país. De acordo com o artigo o site “tem sido persistente na cobertura de temas ligados ao desmatamento em Roraima”, com a publicação “de dados que atualizam o avanço do problema”.

O artigo destaca matérias reproduzidas pelo site que falam sobre aceleração do desmatamento na Amazônia e críticas feitas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao desmatamento na Amazônia em agosto, que cita a insatisfação de ambientalistas com o líder do Executivo.

A analise chama a atenção da cobertura do Roraima 1 sobre o avanço da covid-19 entre as populações indígenas do estado, “com o reconhecimento da importância de noticiar a pluralidade dos povos”. Há ainda a menção ao colunista Jessé Souza, qualificado como “um dos jornalistas mais conhecidos do estado”. O artigo afirma que Jessé questiona, por exemplo, as relações do ex-senador Romero Jucá com o setor energético local em textos como na coluna Pegadas de Jucá no esquema da questão energética e a relação com a Oliveira Energia., publicada em novembro do ano passado.

O artigo publicado pelo Observatório da Imprensa faz parte de uma série que analisa como veículos jornalísticos sediados em cidades estratégicas da Amazônia cobrem temas relacionados ao desmatamento e às mudanças climáticas. Em Roraima, as cidades de Boa Vista e Rorainópolis foram estudadas.

Os pesquisadores realizaram, entrevistas com jornalistas, professores e pesquisadores que atuam no estado e examinaram reportagens, artigos de opinião e editoriais publicados nos principais veículos em 2020, período marcado pela pandemia de Covid-19 e pelo retrocesso na política ambiental do governo federal.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here