Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), envia reforço de atendimento saúde para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami. A Equipe de Saúde Volante da SESAI e uma equipe técnica do Departamento de Determinantes Ambientais Saúde Indígena (DEAMB/SESAI) embarcam numa missão de atendimento de saúde, apoio à vacinação contra a Covid-19 e inspeção sanitária. As equipes ficaram no local até 7 de março. A ação irá atender cerca de 500 indígenas de aldeias dos Polos Bases de Surucucu, Waphuta e Kataroa.

As aldeias são distantes uma da outra e o deslocamento para esta região de serras é feito exclusivamente por transporte aéreo. Todas as ações serão acompanhadas pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Yanomami. Como medida de segurança para os povos indígenas, toda a equipe que compõe a missão realizará teste para Covid-19 e deverá apresentar resultado negativo antes de entrar em área indígena.

A Equipe de Saúde Volante da SESAI é composta por um médico clínico geral, uma pediatra, três enfermeiros e uma técnica de enfermagem. Esta equipe vai reforçar o atendimento realizado pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do DSEI Yanomami realizando testagem para Covid-19, atendimento médico, acompanhamento do desenvolvimento infantil e acompanhamento de gestantes e idosos.

Os engenheiros do DEAMB da SESAI estarão no local para realizar a inspeção de saneamento básico. Eles farão análise da qualidade da água e verificarão a gestão dos resíduos sólidos junto com a equipe do Serviço de Edificação e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI) do DSEI Yanomami. As equipes têm o apoio do Ministério da Defesa, por meio do alojamento do Pelotão Especial de Fronteira Surucucu, na Terra Indígena Yanomami. A SESAI já realizou duas missões interministeriais de reforço ao DSEI, em parceria com a Defesa, durante a pandemia causada pelo coronavírus. A Operação Roraima I, realizada entre 29 de junho e 6 de julho de 2020, realizou 3,5 mil atendimentos. E a Operação Roraima II, realizada de 19 a 26 de outubro de 2020, realizou mais 2,6 mil atendimentos.

Texto copiado de: https://www.portalmarcossantos.com.br/2021/03/03/saude-envia-equipes-para-reforcar-atendimento-aos-povos-yanomami/
Copyright © Portal Marcos Santos

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here