Foto: Marcus Almeida/O Estado de S.Paulo

A pandemia da Covid-19 foi a responsável pelo desemprego recorde em Roraima, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10). Apesar da queda registrada no último trimestre do ano, de -4,2%, o estado teve a maior taxa de desocupados desde o início da série histórica, em 2012 – 16,4%

O índice registrados em Roraima foram a sexta maior taxa entre os estados brasileiros, perdendo apenas para Bahia (19,8%), Alagoas (18,6%), Sergipe (18,4%), Rio de Janeiro (17,4%) e Pernambuco (16,8%). Em números absolutos, o estado registra 38 mil desempregados.  O desemprego no país foi de 13,5%, a maior já registrada em um trimestre no país. De acordo com a pesquisa, o país tinha 13,9 milhões de pessoas sem trabalho no último trimestre de 2020.

Ainda segundo o IBGE, o nível de ocupação em Roraima ficou em 48,6%. Isso significa que menos da metade da população em idade de trabalhar estava ocupada no ano – a primeira vez que isso ocorre desde 2012.

Para o instituto, o crescimento no número de desempregados é efeito da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Desde que o primeiro óbito foi registrado, em 17 de março, a doença avançou e o país promoveu o fechamento de bares, restaurantes e comércio como forma de combater a pandemia. Em abril, os efeitos econômicos começaram a ser sentidos com mais intensidade, já que as medidas restritivas duraram do começo ao fim do mês.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here