Foto: Divulgação/PF

Policiais federais desarticularam um garimpo com mais de duas mil pessoas em uma área com bares, lan house, mercado e até um local onde parecia funcionar um consultório odontológico, durante operação deflagrada no início deste mês. A região conhecida como “Fofoca do Cavalo”, fica às margens do rio Uraricoera.

A PF deflagrou a operação entre os dias 5 e 14 deste mês para desmontar o garimpo ilegal e desmobilizar os garimpeiros envolvidos nas atividades em quatro áreas na região da Terra Indígena Ianomâmi.

A identificação dos locais foi fruto de levantamentos realizados pela PF com base em ações anteriores e em dados de inteligência, integrados à Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite PLANET.

A ação, coordenada pela PF, contou com o apoio do IBAMA, ICMBIO, da Força Aérea e do Exército e realizou incursões nas regiões conhecidas como Couto de Magalhães, Parima, Catrimani e no Rio Uraricoera.

Também foram apreendidos bens utilizados diretamente na atividade, como motores e aeronaves e feitas apreensões de objetos que poderão servir como meios de prova, como GPS, celulares e aparelhos de internet via satélite utilizados pelos suspeitos, além de ouro, mercúrio, armamentos e drogas. Os policiais coletadas amostras das águas dos rios da região, as quais serão objeto de análise da perícia da Polícia Federal.

Já nos dias 16, 17 e 19 a PF apoiou ação do Exército contra garimpos nos municípios do Uiramutã, Normandia e Alto Alegre.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here