Hospital da Criança Santo Antônio- Foto: PMBV

Um bebê venezuelano, de um ano de idade, foi diagnosticado com sarampo após ser internado no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen) após análise de material que será enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A criança é recém-chegada ao estado e vive junto com os pais no abrigo Rondon 3, da Operação Acolhida foi até a unidade de saúde na última quinta-feira (25), após começar a sentir os primeiros sintomas quatro dias antes. Ela ainda não havia sido vacinada contra a doença.

Em nota, Secretaria de Saúde de Boa Vista informou ainda que, as equipes de vigilância epidemiológica começaram ação de bloqueio no local onde a criança mora e também no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) onde foi atendida.

Desde 2018, não há registro de casos de sarampo em Boa Vista. A capital passou por um surto da doença há três anos atrás, com a alta da migração venezuelana. À época, os casos registrados em Roraima fizeram o Brasil perder o status de livre do sarampo, em certificação concedida pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here