Município de São João da Baliza, no interior de Roraima. Foto: reprodução/ Google Street View.

O município de São João de Baliza, ao Sul de Roraima, é o terceiro do estado a demonstrar interesse em participar do consórcio nacional para compra de vacinas contra Covid-19. A prefeita da cidade, Luzia Maura (SD) sancionou a lei que autoriza a compra dos imunizantes. A autorização, com data do dia 19 de março, foi publicada nessa terça-feira (30) no Diário Oficial dos Municípios de Roraima.

A cidade se se junta à Boa Vista e Mucajaí, que também confirmaram interesse de compra das doses, no entanto, o número de doses a serem adquiridas não foi informado. O município, com cerca de 8,3 mil habitantes, tem 1.069 casos confirmados da doença. Desses, seis morreram desde o início da pandemia.

Ao todo, de acordo com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que organiza a compra coletiva, 2,6 mil municípios brasileiros já se manifestaram para receber as vacinas e 1,7 mil já sancionaram lei municipal que permite a compra das vacinas, contrapartida exigida pelo consórcio para que o município receba os imunizantes.

A compra pelos municípios já é permitida após o presidente Jair Bolsonaro sancionar a lei que permite que estados e municípios comprem vacinas contra a Covid-19, após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a aquisição e distribuição dos imunizantes por estados e municípios caso o governo federal descumpra o Plano Nacional de Imunização.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here