Vacinação ocorre em cinco pontos de Boa Vista (Foto: arquivo)

Um levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (13) aponta que 8,5 mil roraimenses não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no prazo estabelecido pelos laboratórios. O intervalo entre as duas doses da vacina da AstraZeneca é de até 84 dias e de até 28 para a Coronavac. De acordo com o ministério, as pessoas não compareceram às unidades de saúde dentro do período para garantir a imunização completa, embora houvesse imunizante à disposição.

Percentualmente, o estado é o que com mais pessoas em atraso com a segunda dose das vacinas – cerca de 16%. Amazonas (14,17%) e Amapá (9,83%) completam a lista dos estados com a maior defasagem. Já os três com menor percentual de pessoas atrasadas com a segunda dose são Alagoas (2,03%), Rio Grande do Norte (3,82%) e Minas Gerais (3,84%).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), o estado já aplicou 81.359 doses da vacina, sendo 56.950 da primeira aplicação e 24.409 da segunda aplicação. A maior parte das doses aplicadas no estado é da Coronavac – cerca de 76 mil doses. A vacina feita em uma parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan é a que tem o menor prazo entre a primeira e a segunda doses.

Agora, segundo a coordenadora do programa nacional de imunizações, Francieli Fontana, a pasta prepara uma lista para enviar aos estados e municípios com a relação de pessoas que não retornaram para se vacinar.  “Vamos emitir uma lista com essa situação e discutir uma forma para buscar essas pessoas a fim de se imunizar.” A orientação, para quem perdeu o prazo, é que procure o quanto antes os postos de vacinação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,5 milhão de pessoas no Brasil ainda não voltaram para tomar a segunda dose. São Paulo é o estado com maior número de defasagem com 343.925 mil pessoas. Em seguida vem a Bahia onde 148.877 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose. O Rio de Janeiro está em terceiro lugar nesta lista com 143.015 que ainda não tomaram a dose no intervalo certo.

Queiroga informou que o Ministério da Saúde prepara um protocolo sanitário para disciplinar o uso de transporte público durante a pandemia. O documento deve ser apresentado na quinta-feira (15) para estados e municípios. O ministro informou que essa é uma forma de tentar evitar aglomeração no transporte público, mas reconheceu que não há como a pasta impor medidas restritivas, já que isso cabe a cada ente da federação.

“Muitas pessoas que trabalham usam os transportes urbanos. Então será que a gente não pode melhorar? Vai ser um documento com tudo escrito, a ideia é fazer uma campanha. ”

O ministro explicou que dentre as orientações está o uso de máscara de forma severa e o distanciamento social. “O Brasil é um país continental, uma medida linear, uma medida homogênea no país inteiro seguramente não vai funcionar, então é disciplinar determinadas condutas, como o uso de máscaras de uma maneira rigorosa.

“Não são medidas referentes a lockdown, são medidas justamente para se evitar que chegar a cenários extremos.”

O ministro da Saúde informou que recebendo mais doses da vacina, será possível aumentar a quantidade de pessoas vacinadas diariamente. “Se tivermos doses disponíveis, que é o esforço que nós estamos fazendo, nós vamos imunizar 2,4 milhões de brasileiros todos os dias”, afirmou Queiroga.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here