Foto: Divulgação/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista informou nesta sexta-feira (16) que o caso suspeito de sarampo, identificado em uma bebê venezuelano de um ano, foi descartado para a doença. Para a confirmação ou descarte de casos suspeitos, é necessária a coleta de uma segunda amostra após um período determinado. Outros dois casos estão em investigação.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Roberta Calandrini, a equipe da vigilância municipal fez a coleta da segunda amostra nesta quinta-feira (15) e hoje através do laboratório de saúde pública do estado o resultado foi descartado.

“Frente ao risco, a Secretaria Municipal de Saúde continuará seguindo com a principal medida de prevenção que é a vacinação, além de manter alerta a vigilância com a investigação de todos os casos que apresentarem febre e exantema, associado a sintomas respiratórios”, informou.

O caso chegou a ser confirmado no dia 25 de março após a bebê, moradora de um abrigo Rondn 3, receber atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio, com sintomas da doença. O primeiro exame realizado de sorologia IgM detectou positivo para sarampo, porém de acordo com protocolos para fechar o diagnóstico é necessário fazer outros exames, como o PCR que foi coletado e enviado ao laboratório fora do estado.

Desde que foi registrado como caso suspeito, a prefeitura fez, imediatamente o bloqueio vacinal em abrigos de imigrantes da capital e em outros locais que a criança passou. Boa Vista ainda possui dois casos de sarampo suspeitos que estão em investigação.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here