Foto: Getty Images

Antes da cerimônia, silêncio. Neste sábado (17), o Reino Unido se calou durante um minuto pouco antes do sepultamento do príncipe Philip, morto aos 99 anos, no último dia 9.

Enquanto o minuto de silêncio era respeitado, o caixão do mais longevo consorte da história do país -Philip foi casado por 73 anos com a rainha Elizabeth 2ª- permaneceu às portas da capela de St. George, no Castelo de Windsor, sobre uma caminhonete verde militar Land Rover que ele mesmo ajudou a projetar.

Atrás, em pé, estava a família real, liderada pelo príncipe Charles. Além do filho mais velho de Philip, estavam também os netos, William e Harry, separados por um primo. A rainha vinha mais atrás, em outro carro. Em volta, dezenas de soldados com uniformes solenes.

Os detalhes da despedida, como o design da caminhonete, foram pensados pelo próprio Philip ao longo de anos. A cerimônia, no entanto, foi realizada de modo reduzido devido à pandemia de coronavírus.

Assim, apenas 30 pessoas foram convidadas, e a procissão ocorreu no pátio interno do castelo, que fica nos arredores de Londres e tem servido de moradia para a família real neste período de isolamento social.

O evento teve estilo militar, a pedido de Philip, que serviu como oficial da Marinha na Segunda Guerra e manteve laços estreitos com as Forças Armadas ao longo da vida. Sob seu caixão, foram colocados um quepe da Marinha, um cetro, bandeiras e flores. Representantes da Aeronáutica, do Exército e da Marinha estiveram presentes, enquanto o premiê Boris Johnson cedeu seu convite e assistiu ao funeral pela TV.

A justificativa, de acordo com o primeiro-ministro britânico, foi a de oferecer seu lugar a um membro da família real, já que as restrições impostas devido à crise sanitária limitaram o número de convidados.

Na capela, além das orações, feitas por um arcebispo anglicano, quatro cantores interpretaram músicas escolhidas pelo príncipe. Os membros da família real se sentaram em lugares distantes uns dos outros, e a imagem da rainha sozinha chamou a atenção. O local foi decorado com bandeiras, e medalhas foram exibidas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here