Edições impressas para distribuição no interior de Roraima. Foto: Reprodução/Instagram/cordel_de_botanica

Inspirado em contos infantis e com leituras de José Saramago, o professor doutor em botânica Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira publicou, na última semana, mais dois novos livros de cordel para divulgar a temática ecológica.

Os livros ‘O último caimbé e outros cordéis científicos’ e ‘O tronco da copaíba e outros cordéis científicos’ estão disponíveis para download gratuito no site da Universidade Estadual de Roraima (UERR), instituição onde o professor leciona.

Em entrevista ao Roraima 1, Rodrigo Leonardo, que carrega ao menos 12 publicações de cordéis, incluindo uma com versão em francês, conta que as novas publicações reforçam a importância da botânica, permitindo aos leitores ampliar seus conhecimentos e percepção ambiental.

Os dois livros reúnem textos científicos de outras publicações, agora ‘cordelizados’. “É um material que eu já tinha feito, naquela ideia de adaptar textos científicos em cordéis. Capítulos de livros ou até parte de artigos. Cordelizei textos como esses”, explicou o autor.

Ainda segundo Rodrigo Leonardo, cada livro tem uma temática ambiental, botânica e ecológica criadas pelo próprio autor.

“Histórias inspiradas em contos universais, como Alice, O pequeno príncipe… Sempre numa ideia. Talvez o leitor consiga perceber isso em alguns momentos. No ‘último caimbé’ tem uma inspiração muito grande no livro ‘A Maior Flor do Mundo’, de Saramago. ‘O tronco da copaíba’ é inspirado no título do livro ‘O Tronco do Ipê’, romance de José de Alencar”, disse.

Para estas duas publicações, o pesquisador, cordelista e autor continuou a parceria firmada com o ilustrador William Cavalcante, que também é biólogo, para os desenhos originais que carregam os versos.

Sobre o autor
Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, em 1981. Desde a infância, teve contato com diversas manifestações culturais do Nordeste, dentre elas a Literatura de Cordel.

É professor de botânica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima, desde 2006. Em 2008, começou a escrever cordéis sobre lendas, mitos e belezas de Roraima. E desde 2011, desenvolve ferramentas para o ensino, popularização e divulgação da Ciência.

Em julho passado, Rodrigo Leonardo lançou a segunda edição do cordel ‘Iluminando os caminhos da vida na Terra’. Quatro meses depois, em novembro, lançou a também segunda edição do livro Cordel para o Ensino de Botânica.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here