Roraima é um dos três estados brasileiros que não integram a carta dos governadores ao presidente norte-americano, Joe Biden, com compromissos para enfrentar a emergência climática global. O documento, entregue nessa terça-feira (20), aponta que os governadores pretendem fazer contraponto ao governo Bolsonaro.

Além de Denarium, também não assinaram a carta a governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e o chefe do Executivo de Rondônia, Marcos Rocha (PSL). Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Comunicação não respondeu até o fechamento da matéria sobre os motivos da não assinatura do documento.

De qualquer forma, a adesão seria traria incômodo a Denarium e Bolsonaro, que são aliados, já que se trata de uma tentativa dos governadores de separar a gestão dos estados das políticas ambientais do governo Bolsonaro – e da rejeição que elas enfrentam no cenário internacional.

A ideia da carta é firmar a posição dos estados brasileiros como cumpridores das leis e das boas práticas em relação ao meio ambiente. O documento, entregue ao embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), marca a Coalizão Governadores pelo Clima. O documento será levado a Biden durante a Cúpula de Líderes pelo Clima, que começa na quinta-feira (22). 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here