Sede do CAPS II em Boa Vista (Foto: PMBV/arquivo)

A irmã de uma paciente do Centro de Atenção Psicossocial Dona Antônia de Matos Campos (CAPS II), em Boa Vista, denunciou nesta quinta-feira (13) que, há pelo menos quatro meses, a unidade não disponibiliza os medicamentos Risperidona e Clonazepam.

Ela informou que a irmã faz o tratamento há cerca de dez meses e sempre após a consulta com psiquiatra, ela pegava os medicamentos receitados na farmácia da Unidade.

“No início era tudo certinho, mas de uns tempos para cá tem faltado muitos remédios, inclusive os que ela precisa para dormir [Risperidona e Clonazepam]. Tem sido complicado para a gente porque ela está afastada pelo INSS e às vezes o pagamento demora a sair e não temos como comprar”, relatou a mulher, que não quis ser identificada, acrescentando que a irmã não pode ficar sem tomar o medicamento.

A denunciante também relatou que tentou adquirir os remédios em outras unidades municipais de saúde, mas que também está em falta.

“Nas UBS’s [Unidades Básicas de Saúde] que é para ter esses medicamentos, também está em falta. No CAPS tem uma lista com todos os postos que deveriam ter os remédios, eu liguei para todos e em nenhum tinha”, finalizou.

Em nota, a Secretaria de Municipal de Saúde informou que os medicamentos citados se encontram em fase de empenho, e a secretaria está trabalhando para regularizar o estoque o mais breve possível.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here