Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chuvas intensas e ventos intensos de 60 a 100 km/h nesta sexta-feira (28) em Roraima, e outros estados como o Amazonas, Pará e Amapá.

A previsão é que a quantidade de chuva seja entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a instrução é que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois existe o risco de queda e descargas elétricas; e que não estacione os veículos próximos a torres de transmissão ou de placas de propagandas.

Outra dica é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil pode dar mais informações pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Cálculo do volume da água –  O volume da água é calculado da seguinte forma: se em uma região choveu 100mm, significa que em uma área de 1 m², a lâmina de água formada pela chuva apresenta altura de 100 milímetros.

Também se pode dizer que para cada metro quadrado da região, houve precipitação de 100 litros de chuva.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here