Foto: reprodução/RecordTV

Um homem de 40 anos, de Roraima, é o primeiro brasileiro extraditado para os Estados Unidos pelo crime de tráfico de drogas, de acordo com informações da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), obtidas pela RecordTV.

De acordo com a reportagem, Trevor Rodrigues integrou quadrilhas especializadas em traficar cocaína desde a costa da Colômbia até os estados do sul dos EUA, e era investigado pela DEA, a agência norte-americana antidrogas.

Ele foi detido em fevereiro de 2019, em Bogotá, capital da Colômbia, e em março de 2020, foi extratitado para os EUA. Atualmente, ele cumpre pena em uma prisão no estado de Ohio.

À reportagem, o defensor público federal responsável pelo setor de extradições, Gustavo Zortéa da Silva, explicou que Trevor só foi extraditado por ter sido detido na Colômbia, pois a Constituição brasileira determina que nenhum brasileiro nato pode ser extraditado uma vez que tenha sido detido em território nacional.

“Se ele for brasileiro nato e se tivesse sido preso no Brasil, ele não seria extraditado. Ele só foi extraditado porque efetivamente estava em outro território que não o território da nacionalidade originária dele, que é o Brasil”, explica.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here