Um dos suspeitos de assassinar Amanda foi preso em Alto Alegre Foto: Divulgação

Dois dos suspeitos de envolvimento na morte de Amanda Thamilles Guimaraes Pinheiro em novembro do ano passada, na época com 19 anos, foram presos no início desta semana.

Na terça-feira (22), o suspeito J. N. T. F., de 22 anos, foi localizado em uma chácara localizada na vicinal Bom Sucesso, em Alto Alegre, e preso. Segundo a Polícia Civil, um mandado de prisão preventiva foi emitido em desfavor dele. 

Na segunda (21), V. B. L., outro suspeito de envolvimento no homicídio de Amanda, foi preso pela Força Tática da Polícia Militar, no bairro Cidade Satélite. Os policiais identificaram que contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Ele responde pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver e associação criminosa. O acusado foi encaminhado à Central de Flagrantes e depois de ser qualificado foi encaminhado à Pamc, onde está à disposição da Justiça.

De acordo com as investigações, Amanda Thamilles era integrante de uma organização criminosa e para provar lealdade à facção, teria atraído um jovem chamado Íthallo Gabriel Almeida Santana, apontado por ela como membro de uma facção rival, para uma emboscada. 

Após a execução de Ithalo, foi constatado que o jovem não pertencia a nenhuma organização criminosa, e que Amanda teria sido responsável pela morte de um inocente, ocasionando as prisões dos envolvidos no crime. O corpo de Íthallo Gabriel foi localizado em 16 de novembro de 2020, em Boa Vista.

Conforme o delegado titular da Delegacia de Alto Alegre, Wesley Costa de Oliveira, logo após a morte de Íthallo, Amanda se deslocou para o município de Alto Alegre.

“Durante as diligências nosso setor de operação identificou que um ex-namorado de Amanda, F. J. M., na época, morando em Manaus, descobriu que a moça fazia parte de uma facção rival a qual ele pertencia, e por isso decidiu matá-la”, afirmou o delegado.

Segundo o delegado, F. J. M. entrou em contato com a vítima por uma rede social, e a convenceu de que estava em Alto Alegre e que queria vê-la. O local indicado para Amanda comparecer foi na casa de uma amiga dela, I. L. J. S., de 21 anos. No local estavam H. R.S., de 18 anos, um adolescente de 15 anos, J. N. T. F. e V. B. L., que havia saído recentemente do sistema prisional.

“Os infratores convenceram Amanda a ir ao banho conhecido como ‘Prainha’, e lá a executaram com várias facadas. O corpo da jovem foi localizado por populares no dia 2 de dezembro, treze dias depois do desaparecimento”, destacou o delegado.

O delegado representou pela prisão dos envolvidos no crime da mulher, que foi deferida pela Justiça. Um deles, J. N. T. F. foi encaminhado à Penitenciária do Monte Cristo (Pamc), onde ficará à disposição da Justiça.

“Os agentes do Setor de Operações continuam em diligências para localizar e prender os envolvidos I. L. J. S., H. R.S. e o ex-companheiro da vítima F. J. M.  Quanto ao acusado  Y. R.S., ele já se encontra no sistema prisional, respondendo por outro crime”, conclui o delegado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here