Mormaço Cultural será realizado no Parque do Rio Branco, Centro da capital. Foto: PMBV

Boa Vista fica mais linda e ‘experiente’ nesta sexta-feira, 9 de Julho, data em que completa 131 anos de existência, uma das capitais mais jovens do país. Apesar de tão nova, a cidade, que vista de cima lembra um leque (como da queridinha cidade francesa, Paris), já acumula uma série de títulos, histórias de acolhimento, descobertas, amores e, principalmente, progresso.

Além disso, Boa Vista virou referência quando o assunto é lazer. Tem programação para todos os gostos, idades e bolsos. Para aqueles que apreciam a natureza, o que não faltam são praças arborizadas, com grama e sombra. Com destaque para a Praça do Mirandinha, no Caçari e Praça Germano Sampaio, no Pintolândia, que em todos os fins de semana recebe diversos visitantes para um piquenique, passeio com o pet ou simplesmente deitar naquela graminha macia para relaxar.

Há ainda aquele ‘rolê’ que combina natureza com o lado mais urbano de Boa Vista, a exemplo do Parque do Rio Branco, que une a modernidade de uma capital com a tranquilidade que só uma cidade rodeada de muito verde e água abundante pode proporcionar. A criançada tem ainda a Selvinha Amazônica, um playground moderno que inspira e contribui para o desenvolvimento dos pequenos, afinal estamos falando da capital da Primeira Infância.

Com o maior observatório construído da região norte, o Mirante Edileusa Lóz proporciona ao visitante uma vista privilegiada de toda a cidade

Por lá também é possível visitar, gratuitamente, o queridinho Mirante Edileusa Lóz, que tem 120 metros de altura e possui o maior observatório construído da Região Norte (a 93 metros de altura e área total de 250m²), permitindo aos visitantes uma vista espetacular de todos os ângulos da cidade.

Complexo Ayrton Senna é outra marca registrada da cidade. Destaque para a Praça das Águas, com fontes interativas, que mudam de cor e se movimentam de acordo com a música; amplo espaço para caminhadas, ciclovia para os amantes do pedal e quadras poliesportivas de vôlei, futebol, tênis, dentre outras modalidades. Além de uma infinidade de quiosques para alimentação, assim como de artesanato e demais produtos.

Falando em comida, quem passa por aqui faz questão de conhecer o Mercado Municipal. Uma estrutura moderna que garante aos visitantes uma verdadeira experiência gastronômica, com a oferta de diversos produtos regionais, como farinhas de origem indígena, frutas da região – a exemplo do buriti, jambu, pitomba, dão, dentre outros. Por lá é possível ainda encontrar produtos de artesanato.

A Igreja Matriz é um verdadeiro charme e está localizada no Centro Histórico da Cidade

Apesar de jovem, Boa Vista também tem seu lado histórico. Não tem como não parar para admirar a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que nos anos 1725 era apenas uma capelinha, construída por padres carmelitas, passando a ser Igreja Matriz somente em 1858. Aos arredores também é possível caminhar pela conhecida avenida Jaime Brasil, o principal complexo comercial, composto por lojas de diversos segmentos, possuindo ainda prédios antigos conservados.

E Boa Vista é cultural? É claro que é! O Teatro Municipal, sem dúvida alguma, é um espetáculo a parte. Considerado um dos maiores do Brasil, conta com arquitetura moderna, sistema de energia solar, com 2.880 painéis fotovoltaicos no estacionamento do prédio, além de capacidade para receber 1.100 pessoas. Por lá ainda é possível tomar aquele café delícia em uma cafeteria requintada instalada no interior do Teatro.

QUERIDINHA DO NORTE – A ‘novinha’ da região norte já foi eleita a 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula e a 6ª melhor capital em prática de esportes, segundo a Pesquisa “Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico” (Vigitel), do Ministério da Saúde. Também a 11ª melhor capital para criar filhos (Revista Exame) e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, também segundo pesquisa da Revista Bula.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here