A Saúde Estadual oferece 28 serviços exclusivos para as pessoas com câncer. Foto: divulgação

O Dia Mundial de Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Atualmente no Brasil, são 17.670 casos em homens e 5.190 mulheres, sendo 10.194 mortes ocasionadas pela doença.

Dados apontam que em Roraima, nos anos de 2019 e 2020, houve uma redução no número de casos de Câncer Oro-Faringe e Câncer de Tireoide, diminuindo de 17 para nove em ambos os casos. Já em 2021, até o momento, oito casos foram registrados.

A presidente da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), Fernanda Ross, falou sobre a necessidade do diagnóstico e tratamento precoce das doenças.

“Nós estamos falando de prevenção e tratamento oncológico. Então o objetivo é alertar a população a observar os sinais e sintomas que possam ser um câncer de cabeça e pescoço como; caroços, nódulos, rouquidão e feridas na boca que não cicatrizam por mais de 20 dias, ou seja, são sinais que trazem um alerta a busca pelo serviço de saúde”, destacou.

Pelo Estado, o Governo oferece 28 serviços exclusivos para as pessoas com câncer, incluindo cirurgias oncológicas, quimioterapia e mastologia. Além disso, a Unacon dispõe de uma equipe multiprofissional composta por diversos especialistas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here