Airton Cascavel. Foto: arquivo/Secom RR

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia retomou os trabalhos nesta segunda-feira (2), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A previsão é que o empresário Airton Soligo, conhecido como Airton Cascavel, que trabalhou próximo do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, preste depoimento na quinta-feira (5).

O  empresário foi apontado como o “número 2” na gestão do general Eduardo Pazuello a frente do Ministério da Saúde. Ele é acusado de ter comandado a pasta em ações contra a pandemia sem ter vínculo ou função oficial.

A CPI chamou Cascavel para depor depois de ter recebido novos documentos da Procuradoria da República no Distrito Federal para aprofundar as investigações sobre a atuação informal.

Ele atuou nos bastidores do Ministério entre os meses de maio e junho. Em 24 de junho do ano passado ele passou a ocupar o cargo de assessor especial do ministro Pazuello. Ele permaneceu no cargo até março de 2021.

No Ministério da Saúde Cascavel trabalhou em diversas frentes, inclusive em negociações para a compra de vacinas contra a covid-19.

Cascavel também foi secretário de Saúde em Roraima 

O empresário também foi o 8º secretário de Saúde do Estado de Roraima na gestão do atual governador Antonio Denarium. Ele deixou o cargo no dia 20 de julho após ter testado positivo para covid-19.

Ele foi substituído interinamente pelo secretário adjunto, Alexandre Salomão. O afastamento definitivo de Cascavel foi confirmado com a nomeação de Leocadio Vasconcelos para o posto no dia 23 de julho.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here