Foto: divulgação/Defesa Civil RR

Em Roraima, pelo menos cinco povoados estão isolados desde a última chuva forte, no mês de maio. No começo de julho, uma portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em nove municípios do estado.A medida liberou verbas para ações mais urgentes, como detalhou o diretor-executivo da Defesa Civil de Roraima, Cleudimar Ferreira. Num primeiro momento serão ações como assistência humanitária, doação de alimentos e apoio logístico para que os produtos cheguem até a população.  Num segundo momento, serão solicitados recursos para a reconstrução da infraestrutura danificada pelas chuvas.

Nesta quarta-feira (4) Cleudimar Ferreira vai a Brasília para se reunir com autoridades federais e definir como será a etapa de reconstrução da infraestrutura danificada pela chuva. Principalmente estradas e pontes.

De acordo com o diretor-executivo da Defesa Civil de Roraima, o número de pessoas prejudicadas pode chegar a 3 mil. Isso porque alguns serviços públicos, como os de assistência social, não conseguem chegar a essas famílias. Mas, segundo Cleudimar Ferreira, ninguém ficou desabrigado ou desalojado por causa da chuva.

Cleudimar Ferreira disse que não é comum ter chuva intensa nessa época do ano no estado. Ele afirmou que o fenômeno eleva o nível dos rios e dificulta a execução das obras de reconstrução.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de mais chuva em Roraima, pelo menos até o próximo fim de semana.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here