Foto: Divulgação | As inscrições podem ser feitas entre os dias 9 de agosto e 15 de setembro

O Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (Posagro/UFRR) publicou o edital da seleção 2021 das turmas de mestrado e doutorado. São 13 vagas ofertadas para os cursos de mestrado e doutorado.

Com área de concentração em Produção Vegetal, o curso é recomendado pela Capes/MEC, com nota 4. Para o mestrado são ofertadas seis vagas na concorrência geral e duas para ações afirmativas (negros – pretos e pardos; indígenas). O doutorado oferta quatro vagas para a concorrência geral e uma para ações afirmativas (negros – pretos e pardos; indígenas).

A inscrição no processo seletivo poderá ser feita, exclusivamente, via internet, entre 09/08/2021 e 15/09/2021. Quem quiser solicitar isenção terá prazo de 9 a 18/08/2021 para fazê-lo. O edital está disponível na página https://ufrr.br/editais.

A seleção terá duas etapas: prova escrita e prova de títulos. Podem concorrer ao mestrado graduados, com bacharelado ou licenciatura, em Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Zootecnia e Tecnologia em Agroecologia. Na ausência do diploma é permitida a apresentação de atestado ou certificado de conclusão de curso. Para o curso de doutorado é preciso ter mestrado na área de Ciências Agrárias I.

O Posagro tem duas linhas de pesquisa. Na linha 1, Manejo de Culturas, estuda-se o aperfeiçoamento das técnicas de produção de diversas culturas com ênfase em milho, arroz, feijão, oleaginosas, mandioca, fruteiras, olerícolas e silvícolas dos trópicos. Esta linha de pesquisa engloba projetos voltados para fitotecnia, entomologia agrícola, fitopatologia, propagação de plantas, melhoramento vegetal, tecnologia de pós-colheita e processamento de alimentos.

Na linha 2, Manejo do Solo e da Água, estuda-se técnicas e práticas que visam dar suporte a produção agrícola racional, com base na fertilidade do solo, conservação e o manejo de agroecossistemas. Esta linha de pesquisa engloba projetos voltados para adubação e correção do solo, nutrição de plantas, microbiologia do solo,controle de perda de solo por erosão, recuperação de solo degradado, atributos físicos, hídricos e biológicos no sistema solo-água-planta, relação solo-paisagem, características físicas e químicas de solos em diferentes agroecossistemas, métodos e manejo de irrigação.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here