pista
Foto: Ibama | A ação foi realizada entre 26 de agosto e 7 de setembro

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificou e embargou 59 pistas de pouso na Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima.  Além disso, também foram embargados cinco helipontos clandestinos e três portos no rio Uraricoera. As estruturas serviam de apoio logístico ao garimpo ilegal.

A ação, realizada entre 26 de agosto e 7 de setembro, teve como objetivo o cumprimento de decisões judiciai e da sentença da ADPF 709, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). Os infratores utilizavam essas estruturas para levar suprimentos e insumos para o local.

O garimpo está localizado no interior da TI Yanomami, em área de difícil acesso, sendo inviável chegada por terra. Incialmente, os agentes ambientais do Instituto identificaram que o abastecimento do garimpo ocorria principalmente de forma aérea. Os infratores utilizavam pistas de pouso irregulares no entorno da TI para receber combustível, alimentos e outros itens de consumo.

aeronaves
Foto: Ibama | Aeronaves em uma pista de pouso na TI Yanomami

Todos os canais de entrada de suprimentos encontrados foram embargados. Ainda conforme o Ibama, foram apreendidas e inutilizadas 11 aeronaves, oito veículos, três tratores e 15,1 mil litros de combustível (óleo diesel, querosene de aviação e gasolina de aviação). A operação contou com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Força Nacional.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here