Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista começa a partir desta segunda-feira, 13 de setembro, a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, em idosos a partir de 70 anos de idade e também para as pessoas imunossuprimidas.

Por enquanto, apenas esses dois públicos poderão tomar a dose de reforço da vacina, por serem mais vulneráveis e por possuírem maior chance de desenvolverem casos graves da doença, mesmo já tendo recebido as duas doses, é o que aponta estudos e orientação do Ministério da Saúde.

A dose de reforço para os idosos acima de 70 anos deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (2ª dose ou dose única). Já as pessoas imunossuprimidas receberão a vacina após 28 dias da segunda dose ou dose única.

A vacinação ocorrerá nos pontos fixos de vacinação em sistema drive-thru ou nas 14 UBS´s, que estão vacinando contra a Covid-19.

De acordo com a prefeitura de Boa Vista, a dose de reforço será aplicada com a vacina da Pfizer, independente do imunizante recebido anteriormente. Ou seja, quem tomou duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca deverá tomar a terceira dose da Pfizer.

Grupo de imunossuprimidos – esse grupo inclui imunodeficiência primária grave; artrite reumatoide, lúpus, HIV, doenças inflamatórias intestinais e outras condições adquiridas ou congênitas são algumas das comorbidades que debilitam o sistema imunológico. Assim como o uso crônico de corticoides e outros medicamentos que são denominados de imunossupressores.

Documentação – no ato da vacina, os imunossuprimidos devem apresentar além de documento de identificação com foto, cartão de vacina com a 2ª dose aplicada há 28 dias, CPF ou cartão SUS, original e cópia do exame laboratorial e/ou prescrição médica, receita, assinado e carimbado pelo médico.

Já os idosos devem apresentar além do cartão de vacina, cartão original com foto, CPF ou cartão SUS.

Além das UBS’s os locais fixos de vacinação são:

  • Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro
  • Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia
  • Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite
  • Centro Universitário Estácio da Amazônia – União
  • Roraima Garden Shopping – Caçari

De segunda a sábado, das 8h30 às 17h

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here