Foto: Divulgação

A filha de um paciente internado pelo SUS no Lotty Íris relatou descaso da equipe médica e de enfermagem para com o pai, vítima de AVC. Segundo ela, os médicos atendem sem ao menos prestar atenção no paciente e nos leitos, os lençóis demoram a serem trocados. 

Além disso, a família tem desembolsado R$ 200,00 em cada caixa de um medicamento que o paciente necessita para o tratamento e que está em falta na unidade.

De acordo com a denunciante, que preferiu não se identificar, o pai estava internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) e foi transferido para um dos leitos de retaguarda que o governo do estado mantém no Hospital Lotty Íris. 

“A gente vem para um hospital particular pensando que o tratamento aqui é melhor, mas os pacientes são mandados pra cá pra ficarem largados às traças. O médico, na hora do atendimento, nem vê a cara do paciente. Os técnicos nem aparecem para aplicar a medicação receitada pelo médico. Se não ficar no pé pedindo, eles não fazem”, disse. 

Ainda conforme a denunciante, os lençóis dos leitos não são trocados com frequência. “O paciente que está ao lado do leito do meu pai, pelo SUS também, tem uns três dias que não é trocado”, relatou. 

Exames e medicamento 

Outro problema enfrentado pelo paciente é a falta do medicamento Versa (enoxaparina sódica), um anticoagulante que custa cerca de R$ 200 cada caixa. “Na farmácia da unidade não tem, nós temos que comprar, já foram R$ 800,00 em quatro caixas. Não temos mais condições de comprar”, lamentou. 

Além do medicamento, o paciente também necessita fazer uma tomografia computadorizada do crânio. “O médico já solicitou o exame, mas não chamam nunca ele pra fazer. O Estado deve pagar um absurdo de caro pra usar esse hospital para os pacientes não serem atendidos direito”, disse. 

Sesau afirma que Lotty Íris tem autonomia administrativa 

Em nota enviada ao Roraima 1, a Sesau afirmou que não tem autonomia sobre a gestão administrativa do Hospital Lotty Íris. Porém informou que irá averiguar o fato, uma vez que o Hospital presta serviços ao Estado e a gestão não compactua com nenhum tipo de conduta inadequada que desrespeite as normas da Administração Pública durante as atividades profissionais, por servidores ou empresas prestadoras de serviços ao SUS.

Quanto aos exames, esclareceu que as demandas relacionadas aos exames de imagens, incluindo a tomografia, estão sendo atendidas por meio das clínicas conveniadas ao SUS. Em relação aos pacientes internados no Hospital Lotty Íris, as demandas estão sendo atendidas de acordo com a solicitação registrada pela Unidade, por meio   das clínicas credenciadas.

Sobre a falta de medicamento, a Sesau informou que no momento que o Estado firma convênio com a rede de saúde privada, o acordo contemplados além do espaço físico, equipe técnica e administrativa, além de todos os insumos necessários para a realização de procedimentos e internação, incluindo medicamentos. A pasta vai notificar a unidade a apresentar as justificativas acerca da reclamação.

Os pacientes que tiverem alguma reclamação a fazer podem procurar a Ouvidoria da Sesau, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no prédio da secretaria, situado na rua Madrid, nº 180, bairro Aeroporto.

A equipe de reportagem tentou contato com o Hopsital Lotty Íris e coloca o telefone (95) 98405-8792 à disposição.

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