Fios elétricos são recuperados pela Polícia Civil de Roraima. Foto: PCRR

Uma investigação iniciada por meio de um Boletim de ocorrência, presidida pela delegada titular do 3° DP, Simone Arruda, resultou na prisão em flagrante de quatro homens nesta quinta-feira (23), por crime de receptação qualificada pelo comércio, de fios elétricos.

De acordo com a delegada, a investigação começou por ordem do Grupo de Resposta Imediata (GRI) para apurar os furtos de fios elétricos de estação de distribuidora de energia para residências ou comércios.

“A investigação iniciou por meio de um boletim de ocorrência, mas durante um levantamento dos policiais foi constatado que somente neste ano foram registrados aproximadamente 92 boletins de furtos de objetos identificados como fios e cabos elétricos e telefônicos”, disse.

A delegada observa que no ano de 2020 ultrapassou a quantia de 130 os boletins, e que na época não foram localizados os autores dos furtos, porém a investigação teve continuidade no sentido de identificar possíveis receptadores dos fios elétricos.

LEI ESTADUAL

A Lei Estadual nº 1099/2016, apresenta obrigações às oficinas, sucatas ou ferros-velhos de manter livros de registros nos quais constem informações quanto aos fornecedores de material adquirido. E de acordo com a delegada, ao realizar a intimação de proprietários de empresa formal e informal de sucatas em quatro estabelecimentos da capital, foram localizados vários fios elétricos desencapados e encapados, e nenhum deles apresentaram o referido documento exigido por lei.

Numa empresa informal localizada na rua rio Uailã, no bairro Araceles Soutto Mayor, que pertence a N. P. S., de 52 anos, foram localizados fios elétricos de várias bitolas. No local os policiais apreenderam cinco sacos, com aproximadamente 200 quilos de metal.

Ao solicitar comprovação da origem do material, o acusado informou não possuir e disse que adquire de várias pessoas. Segundo ele, o material é revendido para um atravessador que leva para o Estado do Amazonas.

Numa outra empresa formal de sucata, localizada na Rua Abonari, no bairro São Bento, pertencente a A. A. B., de 50 anos, foram localizados quatro rolos de fios de alumínio.

“Esse material é usado em ligações de energia elétrica da concessionária para o consumidor, residencial ou empresarial, ou seja, as vítimas dos furtos”, disse a delegada.

Na Rua Universo, no bairro Raiar do Sol, no estabelecimento de  R. G. M. J., de 46 anos,  além empresa estava em situação irregular, foram localizados seis sacos de fios elétricos encapados, com aproximadamente 90 quilos. No momento da abordagem quem estava no local era a esposa dele. O casal não apresentou livro de registro de quem efetuou a venda do material. O acusado possui caminhão próprio para o transporte do material para Manaus e já tem empresa fixa com quem faz negócio.

O último estabelecimento em que os policiais fizeram diligências, pertence ao venezuelano V. J. Z., de 40 anos, localizado na Rua José Feliz Correia, no bairro Operário. Trata-se de um local de compra e venda clandestina de sucata, onde foram localizados três sacos de fios elétricos encapados, totalizando aproximadamente 55 quilos.

O estrangeiro também não apresentou documentos de funcionamento e nem da aquisição do material encontrado. Ele informou que estava juntando o material para revender para outra sucata.

A delegada Simone Arruda, diz que os comerciantes precisam estar dentro da lei, e afirma que a Polícia Civil está alerta. Foto: PCRR

PRECAUÇÃO

“É importante alertar aos comerciantes, donos de ferros velhos e de sucatas que a Polícia Civil está atenta e vai cumprir a Lei Estadual nº 1099/2016. É necessário que os livros dos estabelecimentos constem os registros de aquisição deste material, de forma que eles possam comprovar a origem e tenham notas. Caso contrário podem ser presos por crime de receptação. Agindo dentro da legalidade, os comerciantes estarão se protegendo, protegendo seu negócio e à sociedade, vez que muitos cidadãos têm sido vítimas de furtos de fios elétricos”, assegurou a delegada Simone Arruda.

SUSPEITOS

Contra os quatro homens foram lavrados Auto de Prisão em Flagrante por crime de receptação qualificada pelo comércio, de fios elétricos. No final da tarde de ontem, eles foram encaminhados à Custódia da Polícia Civil e serão apresentados nesta sexta-feira (24) à Audiência de Custódia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here