Foto: Divulgação

O Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin (CRSM) começa as atividades em alusão ao Outubro Rosa nesta quarta-feira (06). Com uma programação diferenciada para as mulheres, através de exames de mamografia e consultas médicas com o mastologista.

A atividades seguem até o dia 15, mas ao longo de todo o mês, o trabalho de sensibilização continua.

O exame de mamografia será realizado pela manhã e os agendamentos podem ser feitos, de forma presencial, na sede da unidade, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, Aparecida.

Para realizar o agendamento e ter acesso ao exame é importante que a mulher, com mais de 40 anos, tenha a requisição médica, que pode ser obtida em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Já para a consulta de mastologia não precisa de encaminhamento e o agendamento também pode ser feito de forma presencial.

De acordo com a diretora do Centro de Referência, Dra. Marília Pinto, o objetivo é sensibilizar as mulheres e reforçar o rastreamento de doenças para o diagnóstico precoce.

“Reforçamos que os cuidados com a saúde devem ser mantidos durante todo o ano e não apenas no mês de outubro”, disse.

Conforme a diretora do  Departamento de Políticas de Atenção à Oncologia (DEPAO), Cláudia Almeida, o objetivo é incentivar as mulheres da capital e também dos municípios que têm indicação para realizar mamografia, a procurar o Centro de Referência e não deixar os cuidados em segundo plano.

“Queremos sensibilizar as mulheres de todos os municípios e fortalecera Campanha Outubro Rosa, tendo em vista que a prevenção é fundamental e deve sempre estar em primeiro lugar. Aqueles casos em que for necessário o tratamento, o ideal é que seja iniciado logo de forma precoce. Nosso objetivo é sensibilizar a população feminina do nosso Estado para que todas acima de 40 anos façam o exame de mamografia com regularidade, pois só assim teremos o sucesso no cuidado”, complementou.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here