Foto: Nara Nasco

Para celebrar os 20 anos de fundação, a Cia Criart Teatral apresenta nesta sexta-feira (15) o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”, na sala Teatro Escola, do Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 19h30.

Com direção do pernambucano Edjalma Freitas, trata-se de um drama moderno, com toques de tragédia contemporânea. A peça fala sobre os encontros e desencontros do amor – mais desencontros que encontros – em torno das irmãs Carminha, Madalena e Tereza.

A trama se passa em uma cidade ribeirinha (no original, escrita por Cláudia Barral, se passa às margens do Rio São Francisco, só que na adaptação do Criart Teatral pode ser muito bem entendida como o Rio Branco). Tereza espera pelo amor de Antônio. Carminha é apaixonada por José, que por sua vez é apaixonado por Tereza. Já Madalena, a mais velha e que detém certo poder dentro de casa, escolheu ficar reclusa em casa.

Construído de forma simples, tanto do ponto de vista dramatúrgico quanto cenográfico, o espetáculo trabalha numa proposta mais realista, e ao mesmo tempo em um gesto, uma ação e uma mobilidade de cena mais minimalista, de modo que a força da palavra e do texto cheguem ao espectador, sem muita pirotecnia.

O cenário, que leva a assinatura do também pernambucano Luciano Pontes, é todo preenchido com cordas, que fazem uma alusão à literatura de cordel e ao próprio nome do espetáculo. Essas cordas já começam alinhadas, e ao longo do espetáculo se entrelaçam, na mesma proporção em que as vidas das personagens vão se “enrolando”.

Além disso, o espetáculo conta com parcerias de outras companhias que cederam seus artistas para abrilhantar o evento. São eles: Elivelton Magalhães (Cia Desvaneio), Anderson Nascimento (Cia Arteatro), Baronso Lucena (Cia do Pé Torto), Felipe Medeiros (Cia do Lavrado) e Luiza Danielle (Cia Meio Fiu).

Os ingressos serão gratuitos e poderão ser retirados a partir das 18h, do dia 15. Além disso, no foyer do Teatro Escola haverá uma exposição com os figurinos de espetáculos apresentados pelo Criart ao longo desses 20 anos e assinada pelo artista Sulivan Barros.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here