hemocentro
Foto: divulgação

O Hemocentro de Roraima (Hemoraima) iniciou nesta quarta-feira (13) uma campanha nas redes sociais convocando doadores de sangue. Conforme a direção, todas as unidades hospitalares foram abastecidas recentemente, deixando o estoque em estado crítico.

Cada doação pode salvar até quatro vidas. Para doar, é preciso ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Menores de 18 anos precisam da presença do pai ou da mãe ou responsável legal, bem como a cópia da identidade. Além disso é necessário pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado e em boas condições de saúde.

O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Para fazer mais de uma doação é necessário respeitar um intervalor. Homens devem esperar no mínimo 60 dias entre doações, com até quatro doações no período de 12 meses. Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses.

Agendamentos podem ser feitos pelo 98404-9593, no entanto, também é possível fazer doações espontâneas. O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here