Foto: Leo Costa

Esta sexta-feira, 15, foi dia das mulheres que moram no bairro Cambará e proximidades cuidarem da saúde e também da autoestima. A unidade básica de saúde do bairro fez diversas atividades ao longo de toda a manhã.

A programação contou com consulta médica, encaminhamento para mamografia e ultrassom de mamaria, preventivo, teste rápido (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), avaliação nutricional, vacina, verificação de pressão arterial e glicemia, roda de conversas, corte de cabelo, massagem relaxante, além serviços de estética (manicure, sobrancelhas, outros).

A professora Luciene Andrade, 54, aproveitou a ação junto com sua mãezinha, Dona Teresa para cuidar da beleza. Ambas agradeceram à prefeitura pelas atividades, que consideram algo muito importante à população, especialmente às mulheres.

“Parabéns pela ação, tivemos a oportunidade de aprender anda mais sobre os cuidados e prevenção da doença e ainda cortar o cabelo e fazer a sobrancelha e as unhas. É importante cuidar da saúde e também da beleza, a gente se sente bem melhor”.

A enfermeira Odmila Costa ministrou palestras educativas e realizou os testes rápidos na ação. Ela enfatizou a importância do autoexame e também dos cuidados com a autoestima.

“O outubro Rosa é uma ação que movimenta o mundo e nós profissionais da unidade sempre nos mobilizamos para reforçar os cuidados e orientar as pacientes. Durante a palestra e rodas de conversas, abordamos o autocuidado e a importância da realização dos exames preventivos, tanto da mama como o do colo do útero. Além de receber as orientações elas ainda cuidam da beleza e se sentem mais empoderadas”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here