PF cumpre mandados contra grupo suspeito de contrabandear ouro/Foto: Divulgação

Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que seria responsável pela movimentação ilícita de ouro proveniente de terras indígenas e da Venezuela, a Polícia Federal, deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) a operação “La Cadena”.

Mais de 70 policiais federais cumprem 40 mandados expedidos 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima. São quatro mandados de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão, seis de condução coercitiva para monitoramento eletrônico e 16 de sequestro de bens.

As investigações tiveram início em abril de 2019, quando um veículo que apresentava registro de roubo foi abordado por Policiais Militares em Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela. O condutor estava com aproximadamente R$ 180 mil e informou que os valores seriam utilizados para aquisição de ouro de origem venezuelana e que, inclusive, realizaria este tipo de compra mensalmente há pelo menos um ano.

O homem foi encaminhado à Polícia Federal, que detectou registros de relacionamento daquela situação com investigados na operação Hespérides, deflagrada em dezembro de 2019 e que apurou a existência de uma organização criminosa especializada em introduzir ouro venezuelano no Brasil. Os envolvidos disfarçariam o metal precioso contrabandeado como “sucata de metal”, dissimulando sua origem e qualidade e teriam movimentado ilegalmente quantias bilionárias.

O inquérito policial indica que a organização também exportaria irregularmente volumosas quantidades de produtos alimentícios para o país vizinho, com suspeitas de que o pagamento seria feito em ouro, de forma que este seria internalizado clandestinamente no Brasil. Para dar a aparência de legalidade aos valores provenientes dos crimes o grupo faria uso de empresas localizadas em Roraima.

Há indícios da importação proibida de mais de 100 kg de ouro venezuelano, além da dissimulação da origem de mais de R$ 32 milhões.

O grupo é formado por venezuelanos e brasileiros. Eles também são suspeitos de contrabandear ouro ilegal extraído da Terra Yanomami.

Os alvos são suspeitos, principalmente, dos crimes de Organização Criminosa, Contrabando, Descaminho, Sonegação Tributária e Lavagem de dinheiro.

La Cadena

O nome da operação faz referência, em língua espanhola -em razão da nacionalidade venezuelana de parte dos envolvidos, tanto à forma estruturada da organização criminosa quanto ao local de destino dos alvos – a cadeia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here